Noam Chomsky: A Ascensão de Donald Trump Lembra a Ascensão de Hitler



O linguista, ativista e filósofo Noam Chomsky afirma que Adolf Hitler chegou ao poder durante um período de tumulto social similar ao que os EUA atualmente vivem.

Em uma recente entrevista a Aaron Williams para o site Alternet, Chomsky explica quais acreditam serem as causas que explicam a ascensão de Trump:

"O medo, junto com a ruptura da sociedade durante o período neoliberal. As pessoas sentem-se isoladas, impotentes, vítimas das poderosas forças que não entendem e sobre as que não podem influenciar".

Noam Chomsky

O controle governamental sobre as vidas dos cidadãos dos EUA provaram ter aumentado enormemente nos últimos tempos. Com poucas vias para um protesto efetivo, como visto, por exemplo, no Texas e outros estados, onde foram aprovadas leis que proíbem que as localidades possam proibir o fracking; tudo isso contribuindo para que personagens como Bernie Sanders ou Donald Trump acumularam uma multidão de devotos.

Segundo Chomsky, o ambiente social atual que provoca a ascensão de Donald Trump, na realidade, pode ser o pior que a ascensão do fascismo do século XX:

"É interessante comparar a situação dos anos 30, o que eu não posso fazer porque sou velho suficiente para não lembrar. Objetivamente, a pobreza e o sofrimento eram muito maiores. Mas inclusive entre os trabalhadores pobres e os desempregados, havia uma sensação de esperança que falta agora, e a qual se devia ao grande crescimento de um movimento operário militante e também pela existência de organizações políticas fora das principais correntes".

Fontes: http://www.anovaordemmundial.com